Museu da Democracia tem Repositório lançado 1 ano após atos antidemocráticos
Fonte e foto: MINC
A partir desta segunda-feira (08), está no ar o Repositório do Museu da Democracia. Há exatamente um ano, a democracia brasileira foi ameaçada por manifestantes insatisfeitos com o resultado da última eleição. A extrema-direita vandalizou a estrutura física dos prédios sede dos Três Poderes, reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade. A democracia brasileira teve que demonstrar sua força para enfrentar os extremistas.
Com o objetivo de preservar a memória da história da democracia no Brasil e destacar a resistência contra os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, o site inclui conteúdo multimídia, inicialmente com uma exposição dedicada exclusivamente ao atentado. O repositório faz parte do projeto de criação do Museu da Democracia, resultado do trabalho desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em colaboração com o Ministério da Cultura (MinC).
O museu receberá investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinando R$ 40 milhões para a construção, com previsão de início em 2025. Um concurso nacional para a escolha do projeto arquitetônico será lançado em breve. Localizado em Brasília, o Museu da Democracia será construído no terreno ao lado do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em terreno da União, com previsão de conclusão em 2027.
Durante a execução do espaço físico, o Museu da Democracia já oferece espaço para a participação popular, permitindo que a democracia seja ativa na construção de sua memória, por meio de curadoria coletiva. Além de abrigar material sobre o combate ao movimento antidemocrático de 2023, o site também terá a colaboração de outros museus e pontos de memória para promover a representatividade e a preservação da democracia.